
A consciência sobre dificuldades com as quais professores e alunos se deparam ao lidarem com a linguagem matemática, aliada à da necessidade de enfrentar essa questão, dada sua importância no contexto educacional, tem reflexos nos mais diversos setores da atividade humana e foi o desafio inicial, que me motivou a elaboração deste tutorial.
A possibilidade de utilização das TIC na aprendizagem, enriquecidos com recursos computacionais, tem sido discutida e questionadas na comunidade acadêmica em geral e, com mais ênfase nas dificuldades que ainda existem em relação à utilização da linguagem matemática em editores de texto comumente utilizados, como o Equation Editor da Microsoft e o Math da BrOffice.org, quanto pela carência de experiências na utilização de aplicativos matemáticos, como o GeoGebra e o Maple.Diante dessas considerações, compartilho em um tutorial, a utilização do software livre GeoGebra, disponível para download em http://www.geogebra.org, sendo possível sua utilização como programa, para ser instalado e executado no computador ou apenas para ser utilizado através do próprio site (WebStart).
Pretendo mostrar que a utilização do programa GeoGebra – (Dynamic Mathematics for Schools) é uma das boas ferramentas que os professores de matemática e de disciplinas afins têm para explicar conceitos de forma interativa aos seus alunos. Contudo, devemos considerar dois aspectos importantes. Primeiramente, chamo a atenção para o fato de que o professor não deve achar que, por ficar utilizando esse ou aquele aplicativo ou ferramenta, irá resolver os seus problemas que estão intimamente ligados à motivação dos alunos para a aprendizagem e as dificuldades que estes sentem em estudá-lo. É preciso que o professor admita que precise estudar para poder utilizar essa ferramenta como suporte eficiente e eficaz as suas aulas.
O segundo está relacionado à necessidade do domínio de metodologias de ensino, por parte do professor. Não basta a este profissional dominar apenas o uso da informática educativa. Ele precisa aprender a fazer seu planejamento pautado nas possíveis dificuldades dos alunos com relação ao tema da aula. Esse planejamento precisa contemplar também a mediação do professor durante a aula, no sentido de favorecer aos alunos momentos em que possam apresentar suas soluções para eventuais discussões.
O tutorial foi elaborado, idealizado, depurado e organizado de modo a permitir fácil entendimento e flexibilidade de utilização, mesmo para aqueles professores menos familiarizados com os recursos tecnológicos em questão, de modo a não provocar embaraços que interferissem na realização das atividades. Assim sendo, tais recursos constituíram-se apenas no que é necessário e indispensável para a realização desta oficina.
De acordo com tais pressupostos, justifico o desenvolvimento do tutorial a partir da realização de atividades que exigem a participação ativa do professor em todos os momentos e a disposição para aprimorá-las, visando a compreensão dos conceitos, por exploração dos significados, a partir da análise e discussão dos procedimentos adotados no decorrer do processo.
Mas, infelizmente, não poderei colocar todo o tutorial aqui... Aos interessados, posso enviar... rsrsrs...
Espero que esta seja apenas mais uma ferramenta de sucesso a todos!
Mas, infelizmente, não poderei colocar todo o tutorial aqui... Aos interessados, posso enviar... rsrsrs...
Espero que esta seja apenas mais uma ferramenta de sucesso a todos!
